Licença Creative Commons
Este trabalho de http://loucurasdepierrot.blogspot.com/, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em loucurasdepierrot.blogspot.com.

1 de dez. de 2010

Consciência Negra

Apesar do titulo ser clichê, o que tenho para falar se adéqua muito bem a ele, então vamos lá.
Ontem dia 20 de novembro de 2010 foi o dia da consciência negra no Brasil, que se comemora na data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores nomes, se não o maior nome, da luta contra escravatura no Brasil. Este dia é para lembrar sobre a resistência do negro a escravidão desde o primeiro transporte forçado, até nos dias atuais agora combatendo o racismo e preconceitos contra cultura negra em geral.
A semana da consciência negra que neste ano começou no domingo no dia 14 de novembro e terminou exatamente no dia 20 de novembro, é uma semana organizada, para palestras, eventos educativos,culturais,sociais, voltados prioritariamente para as crianças negras combatendo o desenvolvimento do auto-preconceito, da exteriorização sobre a sociedade. Oficinas são formadas, os pais são orientados a dialogar, estudar comportamento dos seus filhos para prevenir situações de assedio moral, preconceito racial e de bullying.
Quero dizer que fiquei impressionado com as escolas publicas principalmente as de ensino infantil por ter feito uma das melhores semanas de conscientização nesse ano, se não a melhor. É bom ver que apesar dos roubos políticos, e ainda de um ensino publico com menos qualidade do que deveria ter, os professores estão se esforçando para moldar e melhorar a perspectiva do futuro dos alunos e um país sem preconceito, o que não aconteceu nas ultimas décadas. Algo que as escolas particulares ofuscam essa semana tão importante.
Infelizmente a faculdade onde estudo deixou há desejar esse ano, o que me deixou frustrado um Instituição federal de ensino superior, ofuscar uma semana tão importante como essa, em um tempo como esse, para mim foi um absurdo, um desrespeito.
Outro desrespeito para mim foi na terça feira onde um grupo de jovens estudantes religiosos chamou entidades do candomblé de demônios, não suporto preconceito contra cultura de outras pessoas, principalmente quando são pessoas religiosas que mais comentem garfes e ofensas irreparáveis, sem falar que gritar isso em um pátio lotado de estudantes colegiais e universitários, que foram obrigados a escutar gritos de palavras fortes e preconceituosas não atiradas sem um pensamento racional, onde uma faixa com o nome semana de “jovens ao encontro de cristo” (algo assim, não me lembro muito bem), escondia um pôster da semana da consciência negra que estava pregada lá antes da faixa. As pequenas palestras foram mal divulgadas, e escondidas.
(Nota1: Não estou falando mal de religião nenhuma, estou contando o desleixo dos jovens estudantes, onde demonstração de preconceito a outra religião e cultura, a falta de atenção de uma faixa colocada).
Nota2:Mais sobre consciência negra: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra).
O nosso Brasil é rico em cultura, mas alguns preceitos antigos vêem dificultando o entendimento humanístico das pessoas, a diversidade cultural do nosso país e nítida em todos os lugares, como também o pior preconceito de todos o racismo.
O racismo, é definição de raça, usar o racismo para diferenciar pessoas com tons de pele é uma idéia definitivamente, absurdamente, estupidamente errada, distinguir uma pessoa branca de uma pessoa negra, dessa forma “raça branca e raça negra”, é um dos preceitos antigos que dificulta o evolucionismo humano, a raça é uma só. Independente dar cor da pele, do sexo, a raça é humana.
 Dizer que você é melhor que alguém por conta do tom da sua pele, por conta da sua crença ou problemas físico, mental entre outros, é ignorar os acontecimentos históricos e conceitos éticos.
O dia da consciência negra já passou, mas isso não indica que você não possa mudar agora, afinal somos racionais, para obedecermos a uma legislação, obtermos um direito, precisamos ser éticos, e só somos éticos se formos conscientes. (lógico).
Respeite o próximo, caso não seja a favor da ideologia dele, do que ele acredita ou não, respeite-o ele tem direitos iguais aos seus.
Em 2009 conheci mais de perto a cultura negra, uma cultura que apreciava de forma superficial.
Participei de palestras, eventos, sobre a cultura negra, onde fui convidado por um amigo para conhecer o grupo de capoeira que ele participava, foi quando conheci o Mestre Lima (meu mestre), seus discípulos, professores, treineis e alunos, onde acabei me tornando mais um integrante do “Grupo de capoeira angola mandinga”, virando aluno, admirador e amigo, de todos.
Nota3:(estou atualmente afastado do grupo por conta dos estudos, mas todas as férias perturbo o professor sabonete que faz um intensivo que emagreço uns dez quilos) .
Graças a eles, participei de eventos que até então não conhecia, conversei com outros mestres e professores de capoeira, vários senhores negros que me contaram a diferença de como eram vistos antigamente e como são vistos nos tempos atuais, conheci pessoas que ainda vivem e fazem projetos em quilombos ainda existentes aqui no nordeste, freqüentei comunidades onde vi a diferença social de perto, participei de rodas de capoeira, escutei suas histórias e contei as minhas, com eles aprendi e continuo o verdadeiro significado da malandragem (astucia).
A minha admiração pela cultura negra aumentou e se tornou paixão, não só pela cultura negra, mas também pela cultura brasileira, meu conhecimento superficial se tornou concreto.
Aprendi a respeitar as diferenças, de crenças, pensamentos, que a capoeira é para todos é para “homem e pra mulher”, que em uma roda não sua religião, não importa a cor da sua pele, o sexo, nem o que te protege e sim sua habilidade, sua malandragem, sua ginga, capoeira não é apenas dança como muitos dizem, é arte marcial, defesa pessoal, uma cultura nacional, um jogo de roda, a expressão do corpo ritmado, são movimentos treinados precisos, misturado com a imaginação do capoeirista, ligação conjunta entre o corpo e a mente, disputa de erros, e é um contra um.
P.s: pensem muito bem antes de brincar com algo tão importante quanto o valor humano, quanto a dignidade de outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário